Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Mestrado Informações Acadêmicas Informações Gerais

Informações Gerais

por Leyza Dorini última modificação 09/12/2009 13:56

Oferecimento de Disciplinas

A oferta de disciplinas segue um calendário de 3 (três) bimestres. No primeiro e no segundo bimestres são ofertadas as disciplinas do núcleo básico: Engenharia de Requisitos, Projeto de Software, Programação Avançada, e Algoritmos e Estruturas de Dados. Estas disciplinas visam fornecer ao aluno uma visão mais abrangente e atualizada das técnicas empregadas no desenvolvimento de sistemas computacionais, incluindo-se aí a definição e análise de um problema, as especificações e requisitos relativos ao sistema computacional que deverá ser empregado na solução do problema, e as características de implementação da correspondente solução computacional. No segundo e terceiro bimestres são ofertadas disciplinas específicas para cada linha de pesquisa. Na linha de Engenharia de Software são ofertadas Métodos Ágeis para o Desenvolvimento de Software, e Engenharia de Testes, Verificação e Validação de Sistemas. Na linha de Sistemas de Informação são ofertadas Data Warehousing, Mineração de Dados, Sistemas Colaborativos e Sistemas para Ambiente Web. Finalmente, na área de Sistemas Embarcados são ofertadas Arquitetura para Sistemas Embarcados, Sistemas Operacionais Tempo-Real e Computação Reconfigurável. Em cada linha deverá ser ofertada ainda, com periodicidade anual, uma disciplina de Estudos Especiais, de carga horária e créditos variáveis, que busca atender a interesses específicos de professores e alunos de acordo com necessidades ocasionais.

 

Disciplinas a cursar

Embora não haja disciplinas efetivamente obrigatórias, será obrigatório a cada aluno cursar um mínimo de três disciplinas do núcleo básico e duas disciplinas da linha de pesquisa, além de disciplinas complementares, escolhidas entre Empreendedorismo, Gestão de Projetos de Software e Métodos Quantitativos. Desta forma, tipicamente um aluno deverá cumprir 9 créditos em disciplinas obrigatórias, 6 créditos em disciplinas da linha de pesquisa e 4 créditos em disciplinas complementares, além de ter mais 5 créditos em atividades complementares que incluem a participação em seminários de acompanhamento do desenvolvimento do trabalho de dissertação. Considera-se um crédito como correspondente a 15 horas de trabalho acadêmico.

 

Dissertação

O desenvolvimento de um projeto de dissertação e sua apresentação em seminário são exigidos antes da submissão da dissertação de mestrado. O aluno deverá ainda apresentar proficiência no idioma inglês e submeter artigo a conferência de caráter científico ou tecnológico de área relacionada ao tema da dissertação, permitindo a divulgação e validação de seu trabalho.


Prazo

O prazo normal previsto para a realização completa do curso será de 6 trimestres letivos (de 21 a 24 meses), sendo que tipicamente o aluno realizará seu mestrado conforme indicado a seguir:

  • no primeiro trimestre devem ser realizadas duas disciplinas básicas e a disciplina de métodos;
  • no segundo trimestre, uma disciplina básica e duas da linha de pesquisa;
  • no terceiro trimestre, uma disciplina complementar e o projeto de dissertação;
  • no quarto trimestre, um seminário de acompanhamento do trabalho;
  • no quinto trimestre, um seminário de acompanhamento e submissão de trabalho a evento técnico-científico;
  • no sexto trimestre, a defesa da dissertação.


Elaboração da dissertação 

Em consonância com os objetivos do mestrado profissional, a dissertação deverá ter uma formatação especial. Idealmente a dissertação será desenvolvida pelo aluno no contexto de seu trabalho na empresa ou laboratório ao qual esteja vinculado. Além do professor orientador, a participação de um tutor, profissional da empresa com conhecimentos relacionados ao projeto específico que será desenvolvido, será fortemente incentivada. Esta ligação pretende criar a desejada sinergia entre Universidade e Empresa, além de garantir ao aluno do curso os recursos materiais e temporais necessários ao desenvolvimento adequado de sua dissertação.

 

Perfil do profissional a ser formado

O presente programa de pós-graduação está fundamentado nas principais áreas relacionadas ao desenvolvimento de sistemas computacionais atualmente empregadas nas empresas da região de Curitiba. O programa envolve estudos sobre o processo de Engenharia de Software, áreas avançadas de aplicação em Sistemas de Informação e a área de Sistemas Embarcados. Pretende-se capacitar profissionais oriundos de empresas da área de Computação da região, dentro destas linhas de pesquisa, de forma que eles possam incorporar aos processos produtivos e de prestação de serviços de sua empresa os conhecimentos adquiridos.

Espera-se ainda que o profissional formado pelo curso tenha adquiro a capacidade de estudar recentes avanços científicos e tecnológicos, realizando inovação e incorporando os avanços ao processo produtivo da empresa. De forma consistente com esta linha de conduta, o trabalho de conclusão do mestrado (dissertação) deve envolver a aplicação de uma tecnologia relevante e atualizada a um caso real de trabalho do profissional, que idealmente será realizado na própria empresa em que o aluno trabalha.

 
Ações do documento
« Setembro 2018 »
Setembro
DoSeTeQuQuSeSa
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30
« Setembro 2018 »
Setembro
DoSeTeQuQuSeSa
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30