Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Mestrado Corpo Docente

Corpo Docente

por Leyza Dorini última modificação 26/07/2013 11:35

Docentes Permanentes

adolfo

Adolfo Gustavo Serra Seca Neto, Doutor, Universidade de São Paulo, Brasil. Currículo lattes

Adolfo Neto é bacharel, mestre e doutor em Ciência da Computação. Atualmente é professor adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Seus interesses de pesquisa são em Métodos Ágeis para o Desenvolvimento de Software (por exemplo, Desenvolvimento Dirigido por Testes - Test-Driven Development (TDD)) e em aplicações de Lógica em Computação (por exemplo, Provadores de Teoremas, Métodos Formais e Verificação de Modelos). Suas principais publicações podem ser encontradas em http://www.dainf.ct.utfpr.edu.br/~adolfo/publications. É também desenvolvedor de software livre. O código-fonte de seu demonstrador de teoremas, o KEMS, está inteiramente disponível em http://github.com/adolfont/KEMS. Além disso, foi desenvolvedor de software por dois anos na Inmetrics, de Campinas. Email: adolfo (@) utfpr.edu.br.

anelise Anelise Munaretto Fonseca, Doutora, Université Pierre et Marie Curie, França. Currículo lattes

 

Possui graduação em Engenharia da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1993), mestrado em Redes - Universite de Paris VI (Pierre et Marie Curie) (2001) e doutorado em Redes - Universite de Paris VI (Pierre et Marie Curie) (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e pesquisador associado da Université de Paris VI (Pierre et Marie Curie).

Maziero

Carlos Alberto Maziero, Doutor, IRISA - Université de Rennes I, FrançaCurrículo lattes

Possui graduação em Engenharia Elétrica (UFSC, 1987), mestrado em Engenharia Elétrica (UFSC, 1990), doutorado em Informática (IRISA - Université de Rennes I, França, 1994) e pós-doutorado (Universidade de Milão, Itália, 2009). Atualmente é professor adjunto da UTFPR. Anteriormente foi professor titular da PUCPR (1998-2011), professor adjunto do Depto de Automação e Sistemas da UFSC (1996-98) e também professor convidado da Universidade de Rennes I, na França. Foi o representante brasileiro no IFIP TC-11 (2006-10). Tem experiência na área de Sistemas de Computação e atua principalmente nos seguintes temas: Sistemas Operacionais, Sistemas Distribuídos e Segurança de Sistemas. Email: maziero (@) dainf.ct.utfpr.edu.br.

erig

Carlos Raimundo Erig Lima, Doutor, Universidade Estadual de Campinas, Brasil. Currículo lattes

Carlos Raimundo Erig Lima nasceu em Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil, em 1964. Graduado em Engenharia Industrial Elétrica Ênfase em Eletrônica e Telecomunicações pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1989), recebeu o grau de Mestre em Ciências dos Cursos de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1994) e recebeu o título de Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professor titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná onde atua no curso de graduação em Engenharia Elétrica e no curso de pós-graduação em Engenharia Elétrica, realizando atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Controle de Processos Eletrônicos, Retroalimentação, atuando principalmente nos seguintes temas: computação reconfigurável por hardware, interfaces e controle de sistemas, robótica móvel, projeto de sistemas embarcados e bioinformática.

adolfo

Celso Antonio Alves Kaestner, Doutor, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Currículo lattes

Possui doutorado em Engenharia Elétrica (1993) - área de concentração Sistemas de Informação - pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor associado do Departamento Acadêmico de Informática, Campus Curitiba, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atua principalmente nos seguintes temas: inteligência computacional, descoberta de conhecimento e mineração de dados, busca e recuperação de informações e mineração de textos.

tacla

Cesar Augusto Tacla, Doutor, Université de Technologie de Compiègne, França. Currículo lattes

Docente pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Eng. Elétrica e Informática Industrial da UTFPR, atua na área de Ciência da Computação, subáreas Inteligência Artificial e Sistemas de Informação, temas sistemas multi-agentes e ontologias aplicados a sistemas colaborativos, sistemas de gestão de conhecimentos para equipes de projeto e em simuladores de manufatura/cadeias de suprimentos. É doutor em Controle e Sistemas pela Université de Technologie de Compiègne (França, 2003), mestre em Ciências pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1993) e graduado em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Paraná (1989). Email: tacla (@) utfpr.edu.br

Gustavo

Gustavo Alberto Giménez Lugo, Doutor, Universidade de São Paulo, Brasil. Currículo lattes

Possui graduação em Engenharia Elétrica opção Eletrônica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 1990), mestrado em Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, 1994) e doutorado em Engenharia Elétrica (Inteligência Artificial) pelo Departamento de Engenharia de Computação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP, 2004). Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial. Os seus trabalhos focalizam os seguintes temas: sistemas multiagentes, modelagem e simulação de redes sociais, ontologias, agentes e internet, recuperação de informação, organização de agentes, suporte à decisão e modelagem de empresas.

jean

Jean Marcelo Simão, Doutor, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil. Currículo lattes

Jean M. Simão recebeu o grau de Técnico em Informática pelo Colégio Estadual do Paraná (CEP) e, em 1998, o grau de Bacharel em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Em 2001, obteve o grau de M. Sc. do Curso de Pós-graduação em Eng. Elétrica e Inf. Industrial (CPGEI) do CEFET-PR, atual UTFPR. Em 06/2005, obteve o grau de Doutor, depois de uma dupla tese de doutoramento, nos domínios de Informática Industrial no CPGEI/UTFPR e de Eng. da Comp. & Automática na Universidade Henry Poincaré (UHP) - Centre de Pesquisa em Automática de Nancy (CRAN), estes situados na França. Em 2006, ele desenvolveu atividades de ensino em um Mestrado na UHP e atividades de pesquisa no CRAN em um contexto pós-doutoral. Atualmente, ele é Professor na UTFPR afiliado ao Departamento de Eletrônica (DAELN) e ao Laboratório de Inovação Tecnológica (LIT/ CITEC) na UTFPR. Ainda, em 2009, ele foi afiliado ao CPGEI, em especial ao Laboratório de Sistemas Inteligentes (LSI). Também em 2009, ele iniciou a coordenação do II Curso de Especialização em Automação Industrial da UTFPR e colaborou na aprovação do Mestrado Profissional em Computação da UTFPR, tornando-se membro dele. Por fim, suas atividades de pesquisa dizem respeito a disciplinas de computação a cursos de engenharia, enquanto que suas publicações e interesses atuais de pesquisa incluem manufatura ágil/holônica, inteligência artificial, engenharia de software/sistemas e paradigmas de programação.

adolfo

João Alberto Fabro, Doutor, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil. Currículo lattes

Possui graduação em Informática(bacharelado) pela Universidade Federal do Paraná (1994), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2003). Foi professor da UNIOESTE(Universidade Estadual do Oeste do Paraná) de 1998 a 2007. Atualmente é professor adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, lotado no Departamento de Informática - Campus Curitiba. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos educacionais, redes neurais, robótica móvel e algoritmos genéticos.


Laudelino Cordeiro Bastos, Doutor, Universidade de São Paulo, Brasil.Currículo lattes

Possui graduação em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1991), mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1995) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica, sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Computação, membro titular da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde e consultor ad hoc da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná. Tem experiência na área de Multidisciplinar, com ênfase em Informática em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Informação, Informática em Educação, Informática em Saúde, Prontuário Eletrônico do Paciente e Epidemiologia. Email: bastos (@) dainf.ct.utfpr.edu.br

leyza

Leyza Baldo Dorini, Doutora, Universidade Estadual de Campinas, Brasil. Currículo lattes

Possui mestrado e doutorado em Ciência da Computação pelo Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Durante o doutorado, realizou período sanduíche na University of Wyoming, EUA. Atualmente é professora adjunta do Departamento Acadêmico de Informática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Atua principalmente nos seguintes temas: análise multi-escala de imagens, morfologia matemática, extração automática e rastreamento de características, filtragem e segmentação de imagens e reconhecimento de padrões.

nacamura

Luiz Nacamura Junior, Doutor, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Currículo lattes

Luiz Nacamura Júnior concluiu o doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1996. Atualmente é Professor adjunto do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná. Publicou 21 trabalhos em anais de eventos. Orientou 6 dissertações de mestrado nas áreas de Ciência da Computação e Engenharia Elétrica. Atualmente coordena 1 projeto de pesquisa. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teleinformática. Em suas atividades profissionais interagiu com 26 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Gerência de Redes, Sistemas Distribuídos, SNMP, Tempo Real, Ambiente de Desenvolvimento, ATM, Enterprise JavaBeans, Gerência Dinâmica, Internet e Linguagem de Programação. 

maria claudia

Maria Cláudia Figueiredo Pereira Emer, Doutora, Universidade de Campinas (UNICAMP). Currículo lattes

Possui doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2007), mestrado em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2002), graduação em Informática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1997), graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1994). Atualmente é professora adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná no Departamento Acadêmico de Informática (DAINF). Sua área de interesse é Engenharia de Software, atuando principalmente em teste de software. Email: mclaudia (@) dainf.ct.utfpr.edu.br.

murilo

Murilo Vicente Gonçalves da Silva, Doutor, University of Leeds, Inglaterra. Currículo lattes

Professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, em Curitiba. Fez graduação (2002) e mestrado (2004) na área de Ciência da Computação na Universidade Federal do Paraná. Fez doutorado (2008) na linha de Teoria dos Grafos na Universidade de Leeds, no Reino Unido. Foi pesquisador de pós-doutorado na COPPE/UFRJ durante o ano de 2009. Atualmente tem interesse na áreas de algoritmos, complexidade computacional e teoria de grafos, em particular, trabalhando com classes de grafos definidas por subgrafos induzidos proibidos. Email: murilo (@) dainf.ct.utfpr.edu.br.

myriam

Myriam Regattieri de B. da S. Delgado, Doutora, Universidade Estadual de Campinas, Brasil. Currículo lattes

Possui doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) no Departamento Acadêmico de Informática (DAINF) e atua nos Programas de Pós-graduação em Computação Aplicada (PPGCA) e Pós-graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI), ambos da UTFPR. Suas áreas de interesse são: Inteligência Computacional: Sistemas Fuzzy e Computação Evolutiva. Computação Natural e Paralela. Bioinformática.

paulo
Paulo Cézar Stadzisz, Doutor, Université de Franche-Comté, França. Currículo lattes

Graduado como Tecnólogo Em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Paraná (1987), mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1990) e doutorado em Automática e Informática - Université de Franche Comté (1997). Atualmente é professor adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de software, sistemas de manufatura, reuso de software, processo de desenvolvimento, simulação e montagem.

betini

Roberto Cesar Betini, Doutor, The University of Electro-Communications, Japão. Currículo lattes

Possui graduação em Engenharia Industrial Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1984) e doutorado em Engenharia - The University Of Electro Communications (1994) em Tóquio. Trabalhou na NEC Security Systems em Toquio como engenheiro de sistemas, no desenvolvimento e implementação de sistemas de reconhecimento automático de impressões digitais desde 1992 até 1994. Durante 1995 até 1996 foi professor com bolsa recém doutor do CNPq no CEFET-PR onde atuou no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Informática Aplicada. Desde 1996 até 2003 foi professor titular da PUC PR onde atuou nos Programas de Pós-Graduação em Informática Aplicada e Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana, na área de sistemas de informação e comunicação. De 2004 até julho de 2008 foi professor adjunto da Universidade Federal do Pará atuando nos cursos de Pós-Graduação em Ciência da Computação e Curso de Pós-Graduação em Matemática e Estatística. Desde agosto de 2008 foi transferido para o Departamento de Eletrotécnica da Universidade Tecnológica do Paraná. Seus temas de interesse são: sistemas de informação, sistemas de comunicação, governança eletrônica de dados, incusão digital, tecnologias de informação e comunicação, planejamento estratégico, desenvolvimento auto-sustentável, sistemas de energia renováveis, automação industrial e residencial.

vida

Robinson Vida Noronha, Doutor, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Brasil. Currículo lattes

Possui graduação em Engenharia Industrial Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1992) , especialização em informática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1993) , mestrado em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2001) e doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2007) . Atualmente é professor titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Ciência da Computação , com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas Tutores Inteligentes, Atividades Instrucionais baseadas em problemas, Sistema de Autoria. Email: vida (@) utfpr.edu.br.


Tânia Mezzadri Centeno, Doutora, Université Paul Sabatier de Toulouse, França. Currículo lattes

 

É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Possui graduação em Informática pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná  e doutorado em Informática pelo IRIT - Université de Toulouse III (Paul Sabatier) . Atualmente é professora associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e atua como pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI) . Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento de imagens, atuando principalmente nos seguintes temas: reconhecimento de padrões, reconstrução 3D, segmentação de imagens, inspeção visual automatizada.

Docentes Colaboradores

 

 

alexandre

Alexandre Reis Graelm, Doutor, Fundação Getúlio Vargas, Brasil. Currículo lattes

É engenheiro em eletrônica e possui mestrado e doutorado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Eaesp). Foi Fulbright Visiting Scholar na Universidade da Califórnia, em Berkeley, e professor visitante na Ecole Supérieure d Ingénieurs (ESIGELEC), na França. Autor dos livros Sistemas de Informação: o alinhamento da estratégia de TI com a estratégia corporativa (Ed. Atlas), Administração da produção - operações industriais e de serviços (Ed. Unicenp) e Plano de negócios internacionais em 9 lições: um manual para empreendedores e exportadores de primeira viagem (Ed. Unicenp), além de mais de uma centena de artigos publicados em periódicos acadêmicos, anais de congressos científicos e revistas de negócios, como HSM Management e América Economia. Tem um envolvimento intenso com a comunidade acadêmica nacional e internacional na área de Administração da Informação. Atualmente, é um dos organizadores da 16th Americas Conference on Information Systems, que ocorrerá em Lima em 2010. Em 2007/2008 foi o coordenador da área "Gestão de TI nas organizações" da ANPAD (http://www.anpad.org.br), participando da organização de dois EnANPADs e do EnADI, que são as principais conferências brasileiras que discutem a informática a partir de uma perspectiva organizacional. É o editor da Revista Eletrônica de Sistemas de Informação.

AnaCristina

Ana Cristina B. Kochem Vendramin, Doutora,  Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil. Currículo lattes

Professora Adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba. Possui graduação em Ciência da Computação (2000), mestrado na área de Telemática (2003) pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e doutorado na área de Engenharia de Computação (2012) pelo CPGEI da UTFPR. Atualmente é professora do Departamento Acadêmico de Informática (DAINF) da UTFPR, Curitiba. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teleinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas Distribuídos, Inteligência Coletiva, Redes Sem Fio e Qualidade de Serviço.

Bogdan

Bogdan Tomoyuki Nassu, Doutor, Universidade de Tokyo, Japão. Currículo lattes

Professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba. Possui graduação (2003) e mestrado (2005) em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Paraná; e doutorado em Estudos Avançados Interdisciplinares (ênfase em dependable computing) pela Universidade de Tokyo (2008). Foi bolsista de pós-doutorado júnior do CNPq na Universidade Federal do Paraná entre 2011 e 2012. Trabalhou em projetos de P&D no LACTEC - Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento entre 2001 e 2005; e no instituto de pesquisa do grupo Japan Railways (JR), entre 2008 e 2011. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em visão e inteligência computacional.

gilda
Gilda Maria Friedlaender, Doutora, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Currículo lattes

 

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (1970), pós graduação em Administração, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, probabilidade e estatística, verificação de assinaturas, intraempreendedorismo e educação.

heitor



Heitor Silvério Lopes
, Doutor, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Currículo lattes

 

Heitor Silvério Lopes concluiu o doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1996. Atualmente é Professor de ensino superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, membro da Fundação Araucária, bolsista de produtividade em pesquisa nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, consultor Ad-hoc da FAPERJ e da Agencia Nacional de Promoción Científica y Tecnológica (Argentina). É membro do corpo editorial do International Journal of Reconfigurable Computing e do Journal of Computational Intelligence in Bioinformatics. Tem atuado como revisor de 12 periódicos nacionais e internacionais, bem como no comitê de programa de inúmeros eventos nacionais e internacionais. Publicou 44 artigos em periódicos especializados, 141 trabalhos em anais de eventos e 14 capítulos de livros. Possui 3 produtos tecnológicos, 11 softwares e outros 11 itens de produção técnica. Orientou 3 teses de doutorado, 23 dissertações de mestrado e co-orientou 4, 14 monografias de especialização, 19 trabalhos de iniciação científica e 9 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia Biomédica. Recebeu 2 prêmios e/ou homenagens. Entre 1989 e 2008 coordenou 4 projetos de pesquisa. Atualmente coordena de 6 projetos de pesquisa. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Computacional. Em suas atividades profissionais interagiu com 125 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica são: Computação evolucionária, Algoritmos genéticos, Bioinformática, Data-mining, Computação reconfigurável, Programação genética e Inteligência artificial. 

leonello


Leonelo Dell Anhol Almeida, Doutor, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil  Currículo lattes

Atualmente é professor adjunto do magistério superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e pesquisador colaborador da Universidade Estadual de Campinas. Possui graduação em Bacharelado em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2003), mestrado em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2006) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Interação Humano-Computador, atuando principalmente nos seguintes temas: acessibilidade, semiótica organizacional, usabilidade, design participativo e redes sociais inclusivas.

marco


Marco Aurélio Wehrmeister, Doutorado em Computação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS.  Currículo lattes

Marco Aurélio Wehrmeister possui o título de Doutor em Ciência da Computação obtido através de co-tutela entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, Brasil) e Universidade de Paderborn (Alemanha), Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Graduacão em Ciência da Computação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Em 2009, realizou estágio de pós-doutorado no Departamento de Automação e Sistemas (DAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde trabalhou na área de verificação e validação de sistemas embarcados e de tempo-real. Atualmente é professor adjunto no Departamento Acadêmico de Informática (DAINF) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), atuando no Mestrado Profissional em Computação Aplicada (PPGCA/UTFPR) e no Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Além disso, é pesquisador colaborador do Laboratório de Integração de Software e Hardware (LISHA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na área de Sistemas Embarcados e de Tempo-Real, além de Engenharia de Software, atuando como pesquisador em diversos tópicos relacionados a estas áreas. É autor de um livro e vários artigos em periódicos e eventos científicos nacionais e internacionais. Participou em vários projetos de pesquisa na área de sistemas embarcados e de tempo-real.



Nadia Puchalski Kozievitch, Doutora, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil  Currículo lattes

Professora Adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, em Curitiba. Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Paraná (2001), mestrado em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2005) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2011). No período de fevereiro/2010 a setembro/2010 fez doutorando sanduíche, no Digital Library Research Laboratory (DLIB), na Virginia Polytechnic Institute and State University (EUA). Trabalhou em projetos de P&D na área de telefonia na IBM (2006-2012); e na Compania Paranaense de Energia (Copel/Simepar), na área de meteorologia (1999 -2004). Atualmente é professor efetivo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Curitiba. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados e sistemas Unix. Seus interesses englobam bibliotecas digitais, GIS e recuperação de informação baseada em conteúdo.

robson

Robson Ribeiro Linhares, Mestre, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil. Currículo lattes

Possui graduação em Engenharia Industrial Elétrica Ênfase Eletrônica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1998) , mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2001) e curso-tecnico-profissionalizante em Técnico Em Eletrônica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1993) . Atualmente é Prof. do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Ciência da Computação , com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura de computadores, Sistemas em tempo real, Estimação de tempo de execução de programas.

Minetto2


Rodrigo Minetto, Doutor, Universidade Estadual de Campinas, Brasil. Currículo lattes

Professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, em Curitiba. Fez graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR - 2005), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - 2007), e doutorado cotutela em Ciência da Computação e Engenharia Elétrica pelas Universidades: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - 2012) e Université Pierre et Marie CURIE (UPMC - ParisVI - Sorbonne - 2012). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento de Imagens e Visão Computacional. Atua principalmente nos seguintes temas: detecção e rastreamento de objetos, segmentação de imagens e descritores para imagens.

Ações do documento
« Julho 2018 »
Julho
DoSeTeQuQuSeSa
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031
« Julho 2018 »
Julho
DoSeTeQuQuSeSa
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031