Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Mestrado Conheça o PPGCA O Curso

O Curso

por Leyza Dorini última modificação 09/12/2009 14:11

O curso está estruturado em um conjunto de disciplinas básicas e um conjunto de disciplinas específicas, conforme a linha de pesquisa associada ao projeto de cada aluno. Além destas são ofertadas disciplinas complementares, relacionadas às áreas de pesquisa e desenvolvimento, e de inovação. Incluem-se neste caso gestão de projetos, empreendedorismo e métodos quantitativos em Ciência da Computação experimental. Esta última disciplina objetiva apresentar os fundamentos metodológicos da pesquisa relacionada à Tecnologia da Informação, incluindo-se aí aspectos qualitativos e quantitativos. Além disto, o aluno deverá realizar um projeto de dissertação de mestrado, cujo desenvolvimento é acompanhado por meio de seminários obrigatórios. O acompanhamento do aluno será uma prioridade, visando manter os prazos previstos no cronograma de desenvolvimento do curso.

  • Total de créditos para titulação: 24
  • Periodicidade da Seleção: Anual

  • Vagas: 15

 

Estrutura Acadêmica 

O curso está estruturado em um conjunto de disciplinas básicas e um conjunto de disciplinas específicas, conforme a linha de pesquisa associada ao projeto de cada aluno. Além destas são ofertadas disciplinas complementares, relacionadas às áreas de pesquisa e desenvolvimento, e de inovação. Incluem-se neste caso gestão de projetos, empreendedorismo e métodos quantitativos em Ciência da Computação experimental.

Esta última disciplina objetiva apresentar os fundamentos metodológicos da pesquisa relacionada à Tecnologia da Informação, incluindo-se aí aspectos qualitativos e quantitativos. Além disto, o aluno deverá realizar um projeto de dissertação de mestrado, cujo desenvolvimento é acompanhado por meio de seminários obrigatórios. O acompanhamento do aluno será uma prioridade, visando manter os prazos previstos no cronograma de desenvolvimento do curso. 

A oferta de disciplinas segue um calendário de 3 (três) bimestres. No primeiro e no segundo bimestres são ofertadas as disciplinas do núcleo básico: Engenharia de Requisitos, Projeto de Software, Programação Avançada, e Algoritmos e Estruturas de Dados. Estas disciplinas visam fornecer ao aluno uma visão mais abrangente e atualizada das técnicas empregadas no desenvolvimento de sistemas computacionais, incluindo-se aí a definição e análise de um problema, as especificações e requisitos relativos ao sistema computacional que deverá ser empregado na solução do problema, e as características de implementação da correspondente solução computacional. 

No segundo e terceiro bimestres são ofertadas disciplinas específicas para cada linha de pesquisa. Na linha de Engenharia de Software são ofertadas Métodos Ágeis para o Desenvolvimento de Software, e Engenharia de Testes, Verificação e Validação de Sistemas. Na linha de Sistemas de Informação são ofertadas Data Warehousing, Mineração de Dados, Sistemas Colaborativos e Sistemas para Ambiente Web. Finalmente, na área de Sistemas Embarcados são ofertadas Arquitetura para Sistemas Embarcados, Sistemas Operacionais Tempo-Real e Computação Reconfigurável. 

Em cada linha deverá ser ofertada ainda, com periodicidade anual, uma disciplina de Estudos Especiais, de carga horária e créditos variáveis, que busca atender a interesses específicos de professores e alunos de acordo com necessidades ocasionais.

Ações do documento
« Setembro 2018 »
Setembro
DoSeTeQuQuSeSa
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30
« Setembro 2018 »
Setembro
DoSeTeQuQuSeSa
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30