Você está aqui: Página Inicial pasta de notícias Artigo do aluno André Augusto Tissot foi aceito no Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES) 2015

por Adolfo Gustavo Serra Seca Neto última modificação 11/08/2015 15:51

O artigo "Influência da Revisão de Atividades Executadas Utilizando Planning Poker" de autoria de André Augusto Tissot, aluno do PPGCA, escrito juntamente com seu orientador Laudelino Cordeiro Bastos e com sua co-orientadora Maria Cláudia Figueiredo Pereira Emer, foi aceito para apresentação no Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES) 2015.

O SBES 2015 é parte do Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática e vai acontecer de 21 a 25 de setembro de 2015 em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Veja o programa do SBES 2015 aqui. Abaixo o resumo do trabalho:

Título: Influência da Revisão de Atividades Executadas Utilizando Planning Poker

Autores André Augusto Tissot, Laudelino Cordeiro Bastos, Maria Cláudia Figueiredo Emer.

Introdução – A área de pesquisa de estimativa de esforço de software busca melhorar a acurácia dessas estimativas de projetos e atividades de software.

Objetivo - Este trabalho descreve o desenvolvimento e uso de uma ferramenta web de coleta de dados gerados durante a execução da técnica de estimativa Planning Poker e a análise dos dados coletados para investigação do impacto da revisão de dados históricos de esforço.

Método - Foram realizadas estimativas com e sem revisão, em experimentos com alunos da UTFPR, coletando os dados relacionados à tomada de decisão em uma ferramenta web. Após isso, foi analisado o impacto causado pelas revisões na acurácia da estimativa de esforço de software utilizando Planning Poker.

Resultados Obtidos - Foi analisado o comportamento de 14 grupos de estimativas. Dentre esses times, 8 deles tiveram uma melhora na acurácia maior que 50% das estimativas analisadas. Em 3 deles, a soma das estimativas que tiveram melhora com as estimativas que permaneceram estáveis ultrapassou os 50%. Em apenas 3 deles, as estimativas tiveram redução de acurácia maior que 50%.

Conclusões - A Revisão de Atividades Executadas, utilizando Planning Poker, melhorou a estimativa de esforço na maioria dos casos analisados, podendo ser um importante método para aprimorar o processo de desenvolvimento de software.

« Agosto 2017 »