Artigo do aluno André Augusto Tissot foi aceito no Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES) 2015
O artigo "Influência da Revisão de Atividades Executadas Utilizando Planning Poker" de autoria de André Augusto Tissot, aluno do PPGCA, escrito juntamente com seu orientador Laudelino Cordeiro Bastos e com sua co-orientadora Maria Cláudia Figueiredo Pereira Emer, foi aceito para apresentação no Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES) 2015.
O SBES 2015 é parte do Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática e vai acontecer de 21 a 25 de setembro de 2015 em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Veja o programa do SBES 2015 aqui. Abaixo o resumo do trabalho:
Título: Influência da Revisão de Atividades Executadas Utilizando Planning Poker
Autores: André Augusto Tissot, Laudelino Cordeiro Bastos, Maria Cláudia Figueiredo Emer.
Introdução – A área de pesquisa de estimativa de esforço de software busca melhorar a acurácia dessas estimativas de projetos e atividades de software.
Objetivo - Este trabalho descreve o desenvolvimento e uso de uma ferramenta web de coleta de dados gerados durante a execução da técnica de estimativa Planning Poker e a análise dos dados coletados para investigação do impacto da revisão de dados históricos de esforço.
Método - Foram realizadas estimativas com e sem revisão, em experimentos com alunos da UTFPR, coletando os dados relacionados à tomada de decisão em uma ferramenta web. Após isso, foi analisado o impacto causado pelas revisões na acurácia da estimativa de esforço de software utilizando Planning Poker.
Resultados Obtidos - Foi analisado o comportamento de 14 grupos de estimativas. Dentre esses times, 8 deles tiveram uma melhora na acurácia maior que 50% das estimativas analisadas. Em 3 deles, a soma das estimativas que tiveram melhora com as estimativas que permaneceram estáveis ultrapassou os 50%. Em apenas 3 deles, as estimativas tiveram redução de acurácia maior que 50%.
Conclusões - A Revisão de Atividades Executadas, utilizando Planning Poker, melhorou a estimativa de esforço na maioria dos casos analisados, podendo ser um importante método para aprimorar o processo de desenvolvimento de software.