Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Especialização II Curso de Especialização em Tecnologia Java e Desenvolvimento para Dispositivos Móveis (Turma 2013)
 

II Curso de Especialização em Tecnologia Java e Desenvolvimento para Dispositivos Móveis (Turma 2013)

por Fabro última modificação 13/02/2014 13:52

Informações Básicas sobre o Curso

I TÍTULO

II CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA JAVA E DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS


II JUSTIFICATIVAS

Dada a crescente utilização e um aumento de investimentos na área de sistemas corporativos, o uso da tecnologia Java e dos dispositivos móveis aumenta na mesma razão. Juntamente com isso, as novas possibilidades de sistemas utilizando tecnologia wireless estão sendo abertas pelos serviços públicos de telecomunicações. No mercado atual, porém, existe uma carência de profissionais de tecnologia de informação adequadamente capacitados para atender essa demanda. Nesse contexto, o sucesso das edições anteriores do curso, confirmou as expectativas mais otimistas, tanto no processo de seleção (com um número de candidatos superior à da primeira edição e quase equivalente ao dobro do número de vagas), quanto no comprometimento dos alunos, apresentando uma proporção muito baixa de desistentes. Logo, dada a resposta positiva da comunidade, justifica-se a realização desse curso para formar e adequar profissionais que estejam habilitados a desenvolver aplicações de caráter corporativo para dispositivos móveis.

 

III OBJETIVOS

3.1 – OBJETIVO GERAL

Qualificar profissionais a desenvolver sistemas corporativos utilizando tecnologia Java e dispositivos móveis.

3.2 – OBJETIVO(S) ESPECÍFICO(S)

Apresentar os diversos componentes da Tecnologia Java, de maneira a incluir tecnologia de sistemas e componentes distribuídos, serviços Web, tecnologia wireless e demais tecnologias que envolvam desenvolvimento para dispositivos móveis, além de introduzir conceitos de inteligência competitiva com base em ferramentas desenvolvidas com a mesma tecnologia.

 

IV INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS

No câmpus Curitiba, o curso utilizará os laboratórios B-106, B-109 e B-201 para as aulas práticas e teóricas, com micro computadores de configuração adequada para uso das ferramentas necessárias. Nesses microcomputadores serão instalados softwares de desenvolvimento de sistemas, assim como outros de interesse particular de cada disciplina (ferramentas CASE, ambientes de desenvolvimento, simuladores, etc.). A utilização destas salas para as aulas do curso de especialização foi determinada em comum acordo com a chefia do Departamento Acadêmico de Informática (DAINF).

 

V TURNO DE FUNCIONAMENTO

As aulas serão ministradas nas quintas e sextas-feiras, no turno da noite, e eventualmente ministradas aos sábados, no turno da manhã.


VI NÚMERO DE VAGAS

O curso conta com 39 (trinta e nove) vagas, sendo:

  • 04 (quatro) vagas prioritárias, reservadas a servidores da UTFPR que estão isentos do pagamento de mensalidade;

  • 35 (trinta e cinco) vagas para os interessados da comunidade, denominados de alunos pagantes;

As vagas reservadas a servidores da UTFPR que porventura não sejam preenchidas poderão ser remanejadas para atender a candidatos da comunidade, de acordo com o §5o do Art. 5o da deliberação 5/2002 do Conselho Universitário (COUNI).

 

 

VII CRONOGRAMA DE INSCRIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E REGISTRO DE CANDIDATOS E PRINCIPAIS DATAS DA EXECUÇÃO DO CURSO.

 


Início das atividades letivas

14/03/2013

Férias

07/12/2013

Reinício das atividades letivas

13/02/2014

Término das atividades letivas

28/03/2014

Data limite para apresentação da monografia

29/06/2014

 

 
Ações do documento
« Outubro 2017 »
Outubro
DoSeTeQuQuSeSa
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031