Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Bacharelado Informações Acadêmicas Disciplinas Optativas

Disciplinas Optativas

por admin última modificação 17/08/2016 09:21

Disciplinas Optativas

Ementário das disciplinas optativas - Matriz 806: Consulte o Projeto Pedagógico de curso da Matriz 806

Ementário das disciplinas optativas - Matriz 597:

Observação: veja também as ementas de novas disciplinas optativas.

 

  • A Presença Africana no Brasil: Tecnologia e Trabalho
    Pré-requisito: Filosofia da Ciência e da Tecnologia
    Ementa: Diretrizes para a educação das relações étnico-raciais. Paisagens natural e sócio-cultural africanas. Processo sócio-histórico da diáspora africana no Brasil. Processos produtivos: escravidão e pós-escravidão. Racismo e anti-racismos.

  • Ciências do Ambiente
    Pré-requisito: sem
    Ementa: A Engenharia e as Ciências Ambientais. Crescimento Demográfico x Consumo; Os Ciclos Biogeoquímicos; Noções de Ecologia e Ecossistema; Poluição e Contaminação; Energia e Recursos Minerais. Estudo de Casos.

  • Desenvolvimento Sustentável
    Pré-requisito: sem
    Ementa: Princípios e conceitos básicos de desenvolvimento sustentável. Pensamento Cartesiano X Pensamento sistêmico. Histórico da Gestão ambiental. Agenda 21. Perspectivas para o DS no Brasil. Economia do meio ambiente.

  • Ecologia
    Pré-requisito: sem
    Ementa: Populações. Ecosistemas. Ecosistemas aquáticos e terrestres. Ciclos Biogeoquímicos. Fatores limitantes. Sucessão Ecológica. Fito e Zoogeografia. Energia dos ecossistemas. Noções e conceitos de ações antrópicas.

  • Educação Ambiental
    Pré-requisito: sem
    Ementa: Princípios e fundamentos teóricos. Projetos. EA - empresas. Recursos didáticos. Técnicas de sensibilização, Criação e execução de projetos.

  • Energia e Meio Ambiente
    Pré-requisito: sem
    Ementa: Cadeia energética. Reservas energéticas mundiais. Problema da energia. Suprimento de energia - estrutura brasileira. Energia e desenvolvimento. Fontes convencionais. Fontes não convencionais. Energia - Recursos naturais. Usos da energia, Conservação. Recursos renováveis - Desenvolvimento sustentável.

  • Estratégia Empresarial
    Pré-requisito: sem
    Ementa: Desafio estratégio e adaptação da empresa; Construção de cenários; Estratégias competitivas e estratégia funcional; Estratégia corporativa e escopo empresarial; Estatégia empresarial e segmentação estratégica; Estratégia competitivas básicas; Opções estratégicas.

  • Fundamentos da Ética
    Pré-requisito: Filosofia da Ciência e da Tecnologia
    Ementa: Fundamentos da Ética. Abrangência da Ética. Ética e Religião. Ética e Moral Senso Moral e Consciência Moral. A Liberdade. A Ética e a Vida Social. Ética na política. Ética Profissional. Dimensão pessoal e social. Códigos de ética.

  • Matemática 1
    Pré-requisito: sem
    Ementa: Sistemas de Coordenadas. Matrizes. Sistemas de Equações Lineares. Vetores. Produto de Vetores. Aplicação de Vetores ao Estudo da Reta e do Plano. Espaços Vetoriais. Transformações Lineares. Autovalores e Autovetores. Espaço com Produto Interno. Cônicas e Quádricas.

  • Paradigmas de Linguagens de Programação
    Pré-requisito: Estrutura de Dados 2, Teoria da Computação
    Ementa: Visão Geral de Linguagens de Programação: Valores e Tipos; Variáveis e Comandos; Associações e Escopo; Abstração e Mecanismos de Passagens de Parâmetros; Encapsulamento; Sistema de Tipos; Seqüenciadores; Concorrência. Paradigma Imperativo. Paradigma Funcional. Paradigma Lógico. Paradigma Orientado a Objetos. Outros paradigmas e paradigmas híbridos.

  • Psicologia Aplicada ao Trabalho
    Pré-requisito: Filosofia da Ciência e da Tecnologia
    Ementa: Civilização tecnológica. Explosão demográfica. Urbanização e significação econômico-psicológica do trabalho. Diferenças individuais, motivos e valores sociais e o princípio do reorçamento do ajustamento profissional. Treinamento e relações humanas no trabalho.

  • Relações Humanas
    Pré-requisito: Tecnologia e Sociedade
    Ementa: Estrutura da personalidade. Comunicação humana. A subjetividade nos laços sociais. O indivíduo e o grupo. Desenvolvimento interpessoal. Administração de conflitos. Sociologia e Política Brasileira. A formação política, econômica e cultural do Brasil. A Organização do trabalho. A sociedade brasileira na contemporaneidade.

  • Tópicos em Ciências Humanas
    Pré-requisito: História da Técnica e da Tecnologia
    Ementa: Esta disciplina abordará temas específicos e contemporâneos das Ciências Humanas, Tecnologia e Sociedade.

  • Administração, Gerência e Segurança de Redes de Computadores
    Pré-requisito: Redes de Computadores 2
    Ementa: Modelos para Gerência de Redes, Plataformas de Gerência, Conceitos e Políticas de Administração, Administração de Servidores, Administração de Switches, Pontes e Roteadores; Suporte dos Sistemas Operacionais à Administração e Gerência; Gerenciamento de redes. Protocolos de gerência de redes. Introdução a Segurança, Criptografia, Assinatura Digital, Compromisso de Terceiro, Autenticação, Controle de Acesso, Confidencialidade, Integridade; Arquiteturas de Segurança; Segurança na Internet, Vulnerabilidades de Sistema Operacional, Arquiteturas de Proteção.

  • Computação Evolucionária
    Pré-requisitos: Sistemas Inteligentes 1
    Ementa: Otimização. Algoritmos genéticos: codificação, função objetivo, operadores, métodos de seleção, convergência e diversidade. Programação Genética: implementações, funções automaticamente definidas, tópicos avançados. Estudo de problemas clássicos. Aplicações em problemas de identificação, otimização, e reconhecimento de padrões.

  • Data Warehouse e Data Mining
    Pré-requisitos: Banco de Dados, Sistemas Inteligentes 1
    Ementa: Data Warehouse: arquitetura, modelagem de dados, modelagem multidimensional, On-line Analytical Process (OLAP). Data Mining: classificação, estimatição, predição, associação, clustering, detecção de clusters.

  • Engenharia de Software 3
    Pré-requisito: Engenharia de Software 2
    Ementa: Métricas de qualidade de software. Normas de qualidade de software. Técnicas de garantia da qualidade de software. Modelos de melhoria do processo de software. Planejamento de sistemas de qualidade de software. Gerencia de Requisitos de Software. Teste de Software. Impactos da Globalização no Processo de Software.

  • Gestão do Conhecimento
    Pré-requisito: sem
    Ementa: Sociedade do conhecimento. Gestão do capital intelectual/ativos intangíveis. Modelos de gestão e organização baseados em conhecimento. Organização de aprendizagem e aprendizagem organizacional. Tecnologias para gestão do conhecimento. Inovação.

  • Gestão de Serviços
    Pré-requisito: sem
    Ementa: Operações de uma organização; Diferenças entre serviços e bens; A participação dos serviços nas operações de uma empresa; Tangibilização de serviços; Definição e hierarquização de serviços; Qualidade de Serviços; Avaliação econômica, financeira e estratégica quanto à terceirização e quarteirização; Análise de custo x benefícios; Contratação de serviços; Serviços na nova economia; Razões da insatisfação dos clientes com os serviços; Indicadores de desempenho dos serviços.

  • Infraestrutura para Tecnologia de Informação
    Pré-requisito: Redes de Computadores 1
    Ementa: Conceitos de Infraestrutura Física, Elétrica, Comunicação, Processamento de Informações. Arquiteturas de Servidores, Cluster e Virtualização. Tecnologias de Armazenamento de Dados. Políticas de Backup, Restore e Archiving. Contingência de Dados e Processamento. Monitoração. Transporte físico de dados e políticas de impressao. Recuperação de Falhas. Controle de Acesso Física, de Dados e de Comunicação. Gerência de Identidades. Análise de viabilidade de utilização de serviços externos de hospedagem, comunicação.

  • Introdução à Robótica
    Pré-requisito: Estrutura de Dados 2
    Ementa: Conceitos matemáticos aplicados à Engenharia. Modelagem geométrica, cinemática e dinâmica de manipuladores mecânicos. Geração de trajetória, controle em posição e controle em força. Métodos e linguagens de programação de controle de robôs industriais. Sensores e atuadores. Controle adaptativo e inteligente.

  • Negócios Eletrônicos
    Pré-requisito: sem
    Ementa: Projeto baseado em simulação; Prototipação virtual; Realidade virtual; Projeto colaborativo à distância; Customização dinâmica; Adiamento; Marketing viral; Portais de venda e de compra; Exploração da intimidade virtual; Precificação dinâmica; Localização da produção e estoques; Logística de materiais e de distribuição. Segurança das transações on-line; Assinatura eletrônica e certificados digitais; Pagamento on-line; Comunidades de cliente.

  • Políticas Públicas
    Pré-requisito: sem
    Ementa: Política pública como função do Estado: Federalismo, descentralização, democracia, participação social. Democracia, público e privado, público e estatal, público e governamental. Estado, mercado e esfera pública. Tipologias de Estados de Bem-Estar Social. Formação da Agenda Pública. Modelos de decisão e o papel dos atores políticos. Comparação de modelos de gestão pública. Formulação e análise de políticas públicas. Política econômica. Políticas públicas setoriais brasileiras. Globalização e as políticas públicas. Sistemas de Informação na elaboração e execução de políticas públicas.

  • Programação para Dispositivos Móveis e Sem Fio
    Pré-requisito: Fundamentos de Programação 2
    Ementa: Padrões de programação para telefones celulares e PDA's. Interface com o usuário em telefones celulares. Interface com o usuário em PDA’s. Acesso à rede de dados em telefones celulares e PDA's. Armazenamento interno de dados em telefones celulares e PDA's. Entrega e instalação de programas em telefones celulares e PDA's.

  • Recuperação Inteligente de Informações
    Pré-requisito: Sistemas Inteligentes 1
    Ementa: Dados, Informações, Conhecimento. Modelos formais utilizados. Avaliação das tarefas de Recuperação de Informação. Consultas, Consultas estruturadas, Expansão da consulta. Textos, Medidas de Informação, Compressão de dados. Indexação e busca. Técnicas de Inteligência Artificial em Recuperação de Informação.

  • Redes e Sistemas de Comunicações Móveis
    Pré-requisito: Redes de Computadores 2
    Ementa: Introdução à Comunicação Pessoal e Sistemas Móveis; Sistemas celular: estrutura; Operação de sistemas celulares: controle e sinalização, protocolos de comunicação; handoff, roaming, tarifação, características; Tecnologias de Sistemas Celulares Digitais; Mobilidade em Redes: redes sem fio, mobilidade de usuários; Integração de Redes de Dados e Sistemas Celulares. Integração de Sistemas de Voz e Web.

  • Redes Neurais
    Pré-requisito: Sistemas Inteligentes 1
    Ementa: Histórico, definições gerais, conceitos biológicos, propriedades coletivas emergentes e propriedades cognitivas. Estruturas básicas: perceptron, madaline; Aprendizagem, estratégias e algorítmos; Redes multi camadas; Redes auto organizáveis; Aplicações em processamento de sinais e controle.

  • Sistemas Fuzzy
    Pré-requisito: Sistemas Inteligentes 1
    Ementa: Conjuntos fuzzy: definições formais e operações. Princípios básicos da lógica fuzzy. Inferência fuzzy. Métodos de defuzificação. Geração de base de regras, representação matemática e dualidade, treinamento de sistemas fuzzy, aprendizagem e métodos híbridos. Projeto de sistemas fuzzy.

  • Sistemas Integrados de Qualidade
    Pré-requisito: sem
    Ementa: Conceitos de gestão integrada. Qualidade, meio ambiente, saúde, segurança no trabalho e responsabilidade social. Mapeamento de processos e indicadores de desempenho. As Normas da série ISO 9000 e ISO 14000 e OHSAS 18000, SA 8000 Responsabilidade Social Fundamentos para Gestão de Excelência PNQ .Impactos, barreiras e oportunidades.

  • Sistemas Inteligentes 2
    Pré-requisito: Sistemas Inteligentes 1
    Ementa: Percepção e Ação. Comunicação. Complexidade, Caos e Auto-organização. Inteligência Artificial Distribuída: coordenação, cooperação e negociação. Inteligência Autônoma: racionalidade e aprendizagem.

  • Simulação de Eventos Discretos
    Pré-requisito: Análise e Projeto de Sistemas, Probabilidade e Estatística
    Ementa: Modelos de simulação. Planejamento de experimentos. Programas e linguagens de simulação. Coleta de dados. Estimação de parâmetros e intervalo de estimação. Análise de saída: simulações finitas e infinitas. Geração de variáveis aleatórias.

 

  • Cabeamento Estruturado (IF6AO)
    Carga Horária: AT(15) AP(15) T(30)
    Pré-requisitos: Redes de Computadores 1
    Ementa: Transmissão de dados em redes de computadores. Normas de cabeamento estruturado. Normas EIA/TIA (Electric Industries Association / Telecommunications Industries Association). Norma EIA/TIA 568A – Cabeamento Estruturado. Norma EIA/TIA 569 – Passagens e espaços. EIA/TIA 606 – Infraestrutura de edifícios comerciais. EIA/TIA 607 – Aterramento. EIA/TIA 570 – Edifícios residenciais.

 

Ações do documento
« Agosto 2017 »
Agosto
DoSeTeQuQuSeSa
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031