Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Bacharelado Informações Acadêmicas Disciplinas Obrigatórias

Disciplinas Obrigatórias

por admin última modificação 17/08/2016 09:21

Disciplinas Obrigatórias

Ementário das disciplinas obrigatórias - Matriz 806: Consulte o Projeto Pedagógico de curso da Matriz 806

Ementário das disciplinas obrigatórias - Matriz 597 (em ordem alfabética):

  • Análise e Projeto de Sistemas
    Pré-requisito: Banco de Dados 1
    Ementa: Teoria Geral de Sistemas. Conceitos de Análise e Projeto de Sistemas. Paradigmas de Análise e Projeto de Sistemas. Ferramentas da Análise e Projeto de Sistemas. Critérios em Projetos de Sistemas. Estágios e Objetivos do Projeto. Técnicas de documentação.

  • Algoritmos 1
    Pré-requisito: sem
    Ementa: Resolução de Problemas. Métodos de sistematização. Introdução a Algoritmos. Ferramentas de Representação. Tipos de Dados. Estruturas de Controle. Estruturas de Armazenamento (Vetores, Matrizes e Registros). Conversão de Algoritmos em Linguagem de Programação. Modularização (Subalgoritmos e Subrotinas). Introdução a Arquivos.

  • Algoritmos 2
    Pré-requisito: Algoritmos 1
    Ementa: Introduzir o Conceito de Tipos Abstratos de Dados e suas utilizações práticas Introduzir os algoritmos clássicos de classificação e pesquisa para as estruturas de dados estudadas. Capacitar o aluno a analisar problemas e a determinar quais estruturas de dados e algoritmos são adequados para uma ou mais soluções.

  • Arquitetura de Computadores
    Pré-requisito: sem
    Ementa: Aritmética para computadores. Arquiteturas gerais de computadores. Arquiteturas RISC e CISC. Unidade Central de Processamento. Unidade Lógica e Aritmética (ULA). Instruções e linguagem de máquina. Modos de endereçamento. Sistemas de memória. Pipeline. Mecanismos de interrupção. Interface com periféricos. Arquiteturas Paralelas e não Convencionais.

  • Atividades Complementares
    Pré-requisito: sem
    Ementa: Será desenvolvido conforme Artigo 5º parágrafo 2º da Resolução 11/2002 do CNE/CES. Deverão ser desenvolvidas atividades de complementação da formação social, humana e profissional, conforme previsto na Regulamentação da UTFPR para Cursos de Engenharia e em Regulamentação Complementar do Curso Bacharelado em Sistemas de Informação.

  • Banco de Dados
    Pré-requisito: Algoritmos 2
    Ementa: Modelagem e Projeto de Bancos de Dados. Arquitetura de Sistemas Gerenciadores de Bancos de dados. Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados atuais. Linguagens de Definição e Manipulação de Dados. Desenvolvimento de aplicações de banco de dados. Introdução ao Data Mining.

  • Banco de Dados 2
    Pré-requisito: Banco de Dados
    Ementa: Análise e gerenciamento de transações. Mecanismos de segurança, controle de concorrência, recuperação e otimização de consultas em bancos de dados. Aspectos aplicações para bancos de dados.

  • Cálculo Diferencial e Integral 1
    Pré-requisito: sem
    Ementa: Sistematização dos Conjuntos Numéricos. Sistema Cartesiano Ortogonal. Relações e Funções no Espaço Real Bidimensional. Limites e Continuidade de Funções Reais de Variável Real. Estudo das Derivadas de Funções Reais de Variável Real. Estudo da Variação de Funções através dos Sinais das Derivadas. Teoremas Fundamentais do cálculo Diferencial. Estudo dos Diferenciais e suas Aplicações. Fórmula de Taylor e de MacLaurin. Estudo dos Integrais Indefinidos. Estudo dos Integrais Definidos. Aplicações dos Integrais Definidos.

  • Contabilidade e Custos
    Pré-requisito: sem
    Ementa: Princípios, terminologia e fundamentos da contabilidade. Conceito e objetivos da contabilidade gerencial. O inventário e as demonstrações contábeis. A análise econômica-financeira. O parecer de análise e diagnóstico da empresa. Conceito e terminologias de custos. Filosofias de custeio. Setorização nas empresas para avaliação de custos. Etapas da implantação do sistema de custos. Sistema de custos por ordem específica, lote, Sistema de custos por processo.

  • Computação e Sociedade
    Pré-requisito: Sociedade e Política no Brasil
    Ementa: O computador na sociedade atual. Aspectos sociais e econômicos da utilização da informática. A ética profissional como construção sócio-simbólica. Atuação do profissional no mercado de trabalho. Relações de Poder: o espaço público, o privado e o sujeito. Automação, Robótica e Desemprego. Política de Informática. Cidadania e educação. Recursos de aprendizagem. Conteúdos e identidade cultural. Epistemologia e possibilidades de representação: Ferramental tecnológico como construção sócio-cultural.

  • Comunicação Oral e Escrita
    Pré-requisito: sem
    Ementa: Fundamentos da comunicação para conversação e apresentação em público. Técnicas e estratégias de comunicação oral. Planejamento e elaboração de reuniões e seminários. A comunicação nos trabalhos de grupo. Soluções e problemas de comunicação empresarial/institucional. Redação empresarial/institucional: memorando; “Curriculum Vitae”; memento; relatório. Emprego da norma culta em trabalhos técnicos.

  • Design de Interação
    Pré-requisito: Tecnologia e Sociedade
    Ementa: Fundamentos em Design de Interação e em Computação Gráfica. Introdução ao design e à avaliação de artefatos e mídias interativos.

  • Desenvolvimento Integrado de Sistemas
    Pré-requisito: Análise e Projeto de Sistemas
    Ementa: Arquiteturas distribuídas. Formas de construção e Arquitetura Interna de uma aplicação. Desenvolvimento das camadas de uma aplicação. Características de aplicações envolvidas na rede. Conexão e troca de informações entre aplicações. Padrões e protocolos. Desenvolvimento em rede com aplicações inter-relacionadas. Utilização de tecnologias distintas em um mesmo contexto de sistema. Formas de integração.

  • Economia
    Pré-requisito: sem
    Ementa: Conceitos gerais de Economia; Mercado e Formação de Preços; Produção e Custos; Estruturas de Mercado; Introdução à Macroeconomia; Determinação da Renda; Produto Nacional; Políticas Econômicas; Moeda; Sistemas Monetários e Financeiros; Inflação; Relações Internacionais. Dificuldades estruturais de economias em desenvolvimento. Economia da informação.

  • Engenharia de Sofware
    Pré-requisitos: Fundamentos de Programação 2
    Ementa: Introdução à Engenharia de Software. Modelos de Ciclo de Vida de Software. Produto de Software. Técnicas de Levantamento de Requisitos. Estudo de Viabilidade. Especificação de Sistemas de Software utilizando Paradigmas de Análise e Projeto de Sistemas. Gerenciamento do Tempo. Métricas de Software. Introdução à Gerência de Projetos. Qualidade de Software. Gerenciamento de Riscos. Testes e Revisão de Software. Implantação de Software. Manutenção de Software.

  • Engenharia de Software 2
    Pré-requisitos: Engenharia de Software
    Ementa: Conceituação e aplicação de Arquiteturas de Software. Caracterização e análise dos métodos para especificação de sistemas computacionais. Caracterização e comparação de modelos para especificação de sistemas. Estudo de viabilidade do desenvolvimento de sistemas. Caracterização e aplicação de ferramentas CASE e Métricas de software. O histórico e o conceito de qualidade. Ferramentas da qualidade. O conceito de sistemas de gestão da qualidade. O conceito de qualidade de software. Garantia da Qualidade de software.

  • Estágio Supervisionado (no mínimo 360 horas)
    Pré-requisito: Estar cursando o 5º período em diante
    Ementa: Conforme previsto na resolução 11/2002 e de acordo com Normas de Procedimento para o Desenvolvimento da disciplina Estágio dos Cursos Superiores de Graduação da UTFPR.

  • Estrutura de Dados 1
    Pré-requisito: Fundamentos de Programação 2
    Ementa: Cadeias e Processamento de Cadeias. Estruturas de Dados Lineares e suas Generalizações: Listas Ordenadas, Listas Encadeadas, Pilhas e Filas. Árvores e suas Generalizações: Árvores Binárias, Árvores de Busca e Árvores Balanceadas. Tabelas Hash. Algoritmos para Pesquisa e Ordenação.

  • Estrutura de Dados 2
    Pré-requisito: Estrutura de Dados 1
    Ementa: Estruturas de dados avançadas. Medidas de Complexidade. Notação assintótica e Análise Assintótica de Limites de Complexidade. Análise de algoritmos iterativos e recursivos.

  • Filosofia da Ciência e da Tecnologia
    Pré-requisito: Tecnologia e Sociedade
    Ementa: Teoria do Conhecimento. Arte, técnica, ciência, Engenharia-definições. O progresso científico. O progresso tecnológico. Civilização Tecnológica. Ciência, tecnologia e humanismo.

  • Fundamentos de Programação 1
    Pré-requisito: sem
    Ementa: Computação e Sociedade. Conceitos Básicos em Computação. Introdução ao Paradigma Orientado a Objetos. Sintaxe e Semântica Básica de uma Linguagem de Programação de Alto Nível. Tipos de Dados Primitivos Básicos. Algoritmos e Resolução de Problemas.

  • Fundamentos de Programação 2
    Pré-requisito: Fundamentos de Programação 1
    Ementa: Estratégias Algorítmicas de Resolução de Problemas. Projeto Orientado a Objetos. Conceitos de Padrões de Projeto e Uso de APIs. Ambientes Integrados de Desenvolvimento e de Prototipação.

  • Fundamentos de Sistemas de Informação
    Pré-requisito: sem
    Ementa: Bases conceituais e filosóficas da área de Sistemas de Informação. Os conceitos, objetivos, funções e componentes dos sistemas de informação. As dimensões tecnológica, organizacional e humana dos sistemas de informação. Os tipos de sistemas de informação. Áreas de pesquisa em Sistemas de Informação. Conhecimento científico e metodologia de pesquisa em Sistemas de Informação.

  • Gestão da Informação e de Sistemas de Informação
    Pré-requisito: sem
    Ementa: A Tecnologia da Informação como diferencial; estratégico nas organizações. Planejamento, implementação e avaliação de estratégias na área de; Sistemas de informação. O alinhamento estratégico entre Tecnologia da Informação e negócios. O; planejamento estratégico de sistemas de informação.

  • Gestão de Oportunidades
    Pré-requisito: sem
    Ementa: Conceito de empreendedorismo. Empreendendorismo no Brasil; Perfil do empreendedor; Intra-empreendedorismo. Análise de riscos do negócio; Elaboração de um plano de negócios; Escolha das estratégias competitivas; Variáveis ambientais internas e externas.

  • Gerência de Projetos
    Pré-requisito: sem
    Ementa: O conceito e os objetivos da gerência de projetos. Abertura e definição do escopo de um projeto.; Planejamento de um projeto. Execução, acompanhamento e controle de um projeto. Revisão e; avaliação de um projeto. Fechamento de um projeto. Metodologias, técnicas e ferramentas da gerência; de projetos. Modelo de gerenciamento de projeto do Project Management Institute.

  • Gestão de Pessoas
    Pré-requisito: sem
    Ementa: Introdução à Gestão de Pessoas; Motivação e Necessidades Humanas; Noções de Liderança; Liderança Situacional; Liderança e Inteligência Emocional; Comunicação; Delegação; Formação e Trabalho de Equipes. Necessidades de informação da função RH; Sistemas de informação e a função de RH.

  • Gestão Financeira
    Pré-requisito: sem
    Ementa: Introdução à Administração Financeira; Ambiente Econômico e de Negócios; Demonstrativos Financeiros; Análise dos Demonstrativos Financeiros; Análise do Custo x Volume x Lucro; Orçamento Empresarial e Gestão do Fluxo de Caixa. Necessidades de informação da função Finanças; Sistemas de informação e a função Finanças.

 

  • Governança Corporativa
    Pré-requisito: Sem pré-requisitos
    Ementa: Origem e desenvolvimento da Governança Corporativa; Governança empresas familiares, Níveis de Governança Corporativa (Nível 1, Nível 2, Novo Mercado), O valor das Responsabilidade legal de sócios e Corporativa em para Sociedades Anônimas empresas e decisões empresariais, administradores, Conselho de administração e reveses empresariais, A Governança Corporativa como Estratégia de IPO.

  • Inglês 1
    Pré-requisito: sem
    Ementa: O aluno deverá atingir um nível de conhecimento da língua alvo correspondente ao ALTE Nível A1 (estágio inicial), ou seja, o aprendiz terá a habilidade de lidar com informações simples e diretas e começar a se expressar em contextos familiares.

  • História da Técnica e da Tecnologia
    Pré-requisito: Filosofia da Ciência e da Tecnologia
    Ementa: Técnica, Progresso e Determinismo Tecnológico. Tecnologia e Ciência no Renascimento. Tecnologia, Iluminismo e Revolução Industrial. Tecnologia e Modernidade. Tecnologia e Modernidade no Brasil. Tecnociência.

  • Legislação para Informática
    Pré-requisito: Sociedade e Política no Brasil
    Ementa: Ética profissional. Legalidade, Moralidade e Legitimidade. Noções preliminares de direito. Princípios e garantias constitucionais. Direito e Informática. Direito Penal e Crimes praticados com a utilização da Informática. Aspectos relevantes do Contrato Individual de Trabalho. Noções de Direito Civil – contratos. Direito do Consumidor. Conseqüências sociais das tecnologias de informação: cidadania e desobediência. Direito autoral e propriedade intelectual. Formas de difusão e comercialização de produtos e serviços de informática: Licenças de software e de conteúdo.

  • Lógica para Computação
    Pré-requisito: sem
    Ementa: Lógica Proposicional. Linguagem e Semântica. Sistemas Dedutivos. Aspectos Computacionais. O Princípio da Resolução. Lógica de Predicados. Substituição e Resolução. Introdução ao PROLOG. Aplicações em Computação: Introdução à Especificação e Verificação de Programas.

  • Marketing (Gestão Mercadológica)
    Pré-requisito: sem
    Ementa: Visão geral da Administração de Marketing; O papel da função empresarial Marketing e os seus objetivos; O Sistema de Marketing e o Ambiente de Marketing.

  • Matemática Discreta
    Pré-requisito: sem
    Ementa: Métodos de Prova, Indução e Recursão. Conjuntos e Análise Combinatória. Relações e Funções. Grafos, Árvores e Algoritmos. Estruturas Algébricas. Álgebra Booleana e Circuitos Lógicos.

  • Metodologia de Pesquisa
    Pré-requisito: sem
    Ementa: Teoria do Conhecimento. Pesquisa e desenvolvimento científico. A Metodologia Científica. Métodos e suas Aplicações. Técnicas de pesquisa. Organização e orientação da pesquisa científica. Planejamento. Literatura e difusão do conhecimento científico, discurso científico. Consulta e uso de literatura. Execução e Relato de Pesquisa.

  • Modelagem e Avaliação de Sistemas
    Pré-requisito: Análise e Projeto de Sistemas, Probabilidade e Estatística
    Ementa: Conceitos básicos de Métodos Quantitativos. Introdução aos Modelos Analíticos de Desempenho. Modelos Matemáticos e Teoria de Filas. Modelagem Analítica de Redes de Filas. Métodos de Análise Aproximadas de Redes de Filas. Simulação de Eventos Discretos. Planejamento de Capacidade de Sistemas Computacionais.

  • Probabilidade e Estatística
    Pré-requisito: sem pré-requisito
    Ementa: Elementos de Probabilidade. Variáveis Aleatórias. Distribuição de Probabilidade. Inferência Estatística. Estimação. Testes de Hipóteses. Controle Estatístico de Processo (CEP). Análise da Variância.

  • Produção e Logística
    Pré-requisito: sem
    Ementa: Administração da produção. Processos produtivos e logísticos. Gestão da capacidade e previsão. Lay-out e fluxo. Gestão de projetos. Gestão de estoques. Planejamento e controle da produção e MRP. Controle just-in-time. Gestão da qualidade. Projeto e organização do trabalho. Manutenção produtiva total. Logística, distribuição e suprimentos. Necessidades de informação da função Produção. Sistemas de Informação e a função Produção.

  • Redes de Computadores 1
    Pré-requisito: Sistemas Operacionais
    Ementa: Conceitos básicos de redes: modelo, camada, protocolo, serviços, arquitetura; endereçamento; redes LAN, MAN, WAN; funcionalidade específica das camadas do software de redes; conceitos básicos de comutação (switching), soluções tecnológicas para a camada física; princípios de roteamento; protocolo IP: operação e endereçamento; protocolos TCP/ UDP; protocolos de aplicação da família TCP/IP: funcionalidades básicas e operação, suporte à aplicações Web e outros.

  • Redes de Computadores 2
    Pré-requisito: Redes de Computadores 1
    Ementa: Tecnologias de acesso; Padronização IEEE; tecnologia Ethernet e suas variantes; tecnologias de comutação (switching); tecnologia de redes sem fio; redes metropolitanas e de banda larga; tecnologia de redes ópticas; aplicações sobre tecnologias de rede; Qualidade de Serviço (QoS) em redes, Gerência e Segurança.

  • Segurança e Auditoria de Sistemas
    Pré-requisito: Análise e Projeto de Sistemas
    Ementa: Auditoria de Sistemas. Segurança de Sistemas. Metodologia de Auditoria. Análise de Riscos. Plano de Contingência. Técnicas de Avaliação. Aspectos Especiais: Vírus, Fraudes, Criptografia, Acesso não Autorizado.

  • Sistemas de Apoio à Decisão
    Pré-requisito: Sistemas Inteligentes 1
    Ementa: Conceitos, níveis e tipos de decisão nas organizações. Os estágios do processo decisório. Modelos individuais de tomada de decisão. Modelos organizacionais de tomada de decisão. Teorias, metodologias, técnicas e ferramentas aplicáveis à análise de decisões. Os conceitos de sistema de apoio à decisão. Os tipos de sistemas de apoio à decisão. Componentes de sistemas de apoio à decisão. Metodologias, técnicas e ferramentas de desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão.

  • Sistemas Distribuídos
    Pré-requisito: Redes de Computadores 2.
    Ementa: Modelos de máquinas paralelas. Granularidade, níveis de paralelismo. Máquinas multiprocessadores e multi-computadores: topologia, arquiteturas fortemente acopladas e fracamente acopladas. Processos: threads, clientes, servidores, código móvel e agentes de software. Middlewares para aplicações distribuídas. Sincronização em Sistemas distribuídos. Coordenação e acordo em Sistemas distribuídos. Transações distribuídas: modelos, classificação e controle de concorrência. Tópicos de Tolerância a falhas e segurança.

  • Sistemas Inteligentes 1
    Pré-requisito: Estrutura de Dados 1
    Ementa: Definição de Inteligência Artificial. Histórico e Paradigmas. Resolução de Problemas. Estratégias de Pesquisa em Espaços de Estados. Conhecimento e Raciocínio. Elaboração de Planos de Conhecimento Incerto e Raciocínio. Fundamentos de Computação Natural. Aprendizado. Aplicações.

  • Sistemas Legados
    Pré-requisito: Fundamentos de Programação 2
    Ementa: Plataformas legadas. Sistemas legados e processos informacionais. Diagnóstico, mapeamento e classificação. Manutenção de sistemas legados. Planejamento de migração de sistemas.

  • Sistemas Operacionais
    Pré-requisito: Arquitetura de Computadores.
    Ementa: Componentes e Estrutura. Processos. Gerenciamento de Memória. Sistema de Arquivos. Dispositivos de I/O. Comunicação, Concorrência e Sincronização de Processos.

  • Sociedade e Política no Brasil
    Pré-requisito: História da Técnica e da Tecnologia
    Ementa: A formação política, econômica e cultural do Brasil. A Organização do trabalho. A sociedade brasileira na contemporaneidade.

  • Tecnologia e Sociedade
    Pré-requisito: sem pré-requisito
    Ementa: Distinção das Ciências Sociais e Ciências Naturais. Conhecimento científico e Tecnológico. Trabalho. Processos Produtivos e Relações de Trabalho na sociedade capitalista. Técnica e Tecnologia na sociedade contemporânea. Cultura e Diversidade Cultural.

  • Teoria da Computação
    Pré-requisito: Matemática Discreta
    Ementa: Autômatos de Estado Finito. Linguagens Regulares. Máquinas de Turing. Complexidade Computacional. Linguagens Formais e Gramáticas.

  • Teoria Geral da Administração
    Pré-requisito: sem pré-requisitos
    Ementa: Conceito de Administração; Tendências da administração no Brasil e no Mundo; Principais teorias sobre a administração; Estrutura organizacional, Processos Decisórios e Sistemas de Informação; Planejamento, organização, direção e controle; Visão geral das funções empresariais básicas; Contexto contemporâneo da administração.

  • Teoria Geral de Sistemas
    Pré-requisito: sem pré-requisitos
    Ementa: A origem e o conceito da Teoria Geral de Sistemas. O conceito de sistema. Componentes genéricos de; um sistema. As relações entre sistema e ambiente. Hierarquia de sistemas. Classificações dos sistemas.; Enfoque sistêmico. O pensamento sistêmico aplicado na resolução de problemas. O pensamento; sistêmico aplicado às organizações. Modelagem de Sistemas.

  • Trabalho de Conclusão de Curso 1 (TCC 1)
    Pré-requisito: Estar cursando o 5º período em diante.
    Ementa: Elaboração de proposta de trabalho científico e/ou tecnológico envolvendo temas abrangidos pelo curso. Desenvolvimento do trabalho proposto.

  • Trabalho de Conclusão de Curso 2 (TCC 2)
    Pré-requisito: TCC 1
    Ementa: Desenvolvimento e finalização do trabalho iniciado na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso 1. Redação de monografia e apresentação do trabalho.

  • Trabalho Cooperativo Apoiado por Computador
    Pré-requisito: História da Técnica e da Tecnologia
    Ementa: Conceitos e terminologia. Processo de cooperação e implicações sociais. Características de CSCW. Suporte à cooperação e privacidade. Workflow e groupware: classificação e arquiteturas. Interfaces para sistemas de Groupware. Communityware e Software Social. Implicações morais, éticas e legais. Tipos de aplicações.
Ações do documento
« Agosto 2017 »
Agosto
DoSeTeQuQuSeSa
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031